História

História da Agroceres

Abaixo você poderá navegar pela linha do tempo do Grupo Agroceres, onde temos em destaque os principais feitos de nossa história.

  • 1945

    Logo após o fim da segunda guerra mundial, Antônio Secundino de São José e quatro sócios criam a Agroceres, a primeira empresa de sementes de milho híbrido do Brasil.

  • 1977

    A Agroceres faz um acordo com a empresa inglesa PIC, Pig Improvement Company, para trazer para o país o primeiro Núcleo Genético de desenvolvimento de suínos híbridos de alto desempenho.
    O suíno híbrido viria a revolucionar a genética animal da mesma maneira que o milho híbrido havia revolucionado a genética vegetal.

  • 1985

    A empresa expande sua atuação em genética animal. Em associação com a britânica Ross Poultry Breeders, traz para o Brasil a primeira Granja Elite de melhoramento genético de aves de corte.

  • 1988

    É inaugurada a fábrica de Rio Claro, consolidando a sua posição no mercado de Nutrição Animal. Apoiada em seu conhecimento de genética animal e expressando a sua vocação para a tecnologia e inovação, a Agroceres desenvolveu programas nutricionais que permitiam maximizar o potencial genético e o retorno econômico das criações.

  • 1993

    Com o lançamento da isca-formicida Mirex-S, a Agroceres se torna líder deste mercado, posição que ocupa até hoje.

  • 1997

    É concluída a venda do negócio sementes para a Monsanto. Pelo acordo assinado a Agroceres manteve a propriedade da marca Agroceres e a Monsanto obteve uma licença para utilizar a marca exclusivamente em seu negócio de sementes.

  • 2003

    O Grupo Agroceres exerce a sua opção de retornar ao mercado de sementes depois de cinco anos, com a fundação da Sementes Biomatrix.

  • 2004

    É inaugurada a fábrica de palmito cultivado na Bahia. O palmito cultivado substitui o palmito extrativo e traz o produto para um novo patamar de sustentabilidade e segurança alimentar.

  • 2007

    O Grupo conclui a venda de suas operações de genética de aves para a Aviagen. A experiência e o conhecimento obtidos no negócio de genética de aves ainda hoje são muito úteis na atuação da empresa em genética de suínos e nutrição animal

  • 2010

    A Agroceres adquire a Multimix Nutrição Animal, empresa sediada em Campinas com forte tradição e presença em nutrição de aves. Com a união das duas empresas a Agroceres passou a atuar em nutrição animal com o nome Agroceres Multimix, e tem hoje grande participação nos três maiores segmentos do Brasil: nutrição de suínos, aves e bovinos.

  • 2011

    A Biomatrix amplia a sua atuação em sementes ao adquirir as operações da Santa Helena Sementes, empresa tradicional no mercado, fundada na década de 1980. A empresa Helix, que reúne as duas marcas, é hoje a maior empresa de sementes de milho e sorgo controlada por brasileiros.

  • 2014

    A Agroceres PIC concluiu a aquisição da Genétiporc do Brasil, empresa que representava no Brasil a Genétiporc do Canadá. A aquisição ampliou a capacidade de produção e venda, e consolidou a posição de liderança de mercado da Agroceres PIC.

  • 2015

    Ao completar 70 anos, a Agroceres é uma marca respeitada e admirada no agronegócio brasileiro, atuando em: Nutrição Animal, Genética de Suínos, Sementes de Milho e Sorgo, Palmito Cultivado e Isca Formicida.

  • 2016

    O Grupo Agroceres adquiri a Novanis, empresa de nutrição animal atuante nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incrementando de forma significativa a sua participação no mercado de nutrição de bovinos.

  • 2017

    A Binova, empresa de fertilizantes especiais é adquirida pela Agroceres. A aquisição marca a entrada do Grupo no segmento de nutrição vegetal.

Baixe também o nosso e-book lançado em comemoração aos 70 anos do grupo Agroceres e que traz um relato rico e pictórico de como foi a nossa trajetória.

Veja o e-book

Unidades de negócio

Agroceres Multimix – Experiência, inovação e compromisso com o campo

A Agroceres Multimix é referência nacional em soluções inovadoras em nutrição animal. Desde a nossa origem, temos o propósito claro: levar ao produtor rural a melhor nutrição, aliando conhecimento técnico e tecnologia de ponta para acompanhar a constante evolução do agronegócio brasileiro.

Presente em todo o Brasil, oferecemos muito mais que nutrição: entregamos soluções integradas que impactam diretamente os resultados do produtor.

Nosso maior patrimônio é a experiência e conhecimento da área técnica e comercial, preparada para entender as necessidades específicas de cada propriedade e oferecer respostas eficientes em áreas como manejo, sanidade, infraestrutura, mão de obra e, claro, nutrição.

A Agroceres Multimix é pioneira e única no Brasil ao contar com um Centro de Pesquisa próprio — uma fazenda experimental, modelo de inovação e eficiência, cuidadosamente estruturada para realizar pesquisas com suínos, aves de corte, matrizes e aves de postura, além de gado de leite e de corte. Nossa missão é gerar dados técnicos com rigor científico, validar e aprimorar produtos e ingredientes, impulsionando a produtividade do campo com soluções confiáveis.

Com décadas de experiência e profundo conhecimento da cadeia produtiva, a Agroceres Multimix atua com foco nos resultados dos seus clientes. É com esse compromisso que seguimos construindo uma história de confiança, inovação e resultados.


A Agroceres PIC é líder nos mercados brasileiro e argentino de genética suína. Formada pelo Grupo Agroceres e pela Pig Improvement Company (PIC), foi pioneira na introdução de um avançado programa de melhoramento genético de suínos no Brasil, no final da década de 1970. Com quase 50 anos de atuação, a Agroceres PIC se distingue pelo pensamento inovador, alta tecnologia, programas intensivos de progresso genético e grau de excelência em produtos e serviços técnicos ao mercado. Liderança amparada pela maior estrutura de melhoramento e disseminação genética de suínos da América Latina.


Biomatrix e Santa Helena são as marcas de sementes de milho e sorgo do grupo Agroceres.

Juntas, Biomatrix e Santa Helena oferecem uma ampla variedade de produtos desenvolvidos para atender as diversas necessidades e características do mercado.

As sementes da Biomatrix e Santa Helena são produzidas com o mais alto padrão de qualidade existente no mercado, e atendem produtores de grãos e de silagem de todo o Brasil e vários países da América Latina e África.

A nossa estrutura de pesquisa inclui estações de desenvolvimento de linhagens em Patos de Minas, MG, e Ipiaçu, MG, e realiza ensaios que avaliam cruzamentos e híbridos em 8 diferentes estados do país.

A nossa UBS (unidade de beneficiamento de sementes) está localizada em Patos de Minas, MG, e os nossos campos de produção estão, em sua grande maioria, localizados na região de Paracatu, MG.


Mirex-S, marca líder em isca formicida no Brasil, é produzida e comercializada pela Atta-Kill, empresa do grupo Agroceres.

A isca formicida Mirex-S é a melhor solução para o controle de formigas cortadeiras em reflorestamentos, pastagens, em outras culturas e em jardinagem. Ao contrário de soluções que matam formigas por contato, as iscas Mirex-S são carregadas para o formigueiro, causando a morte da formiga rainha e a extinção de toda a colônia.

A Atta-Kill possui fábrica em Araraquara e vende Mirex-S para todo o Brasil e para diversos países da América Latina.


A Inaceres é a empresa de alimentos da Agroceres, especializada no cultivo, processamento e comercialização de palmito de pupunha.

Ao controlar e monitorar todas as etapas de produção do palmito, do cultivo ao processamento, a Inaceres elevou a categoria para um novo patamar de sustentabilidade, padrão de qualidade e segurança alimentar.

A empresa, com fazendas e fábrica no sul da Bahia, possui certificados de qualidade BPF e HACCP.


A Binova atua em nutrição vegetal desde sua fundação em 1997.

A Agroceres Binova desenvolve soluções diferenciadas e muito mais adequadas à natureza e exigências reais das plantas.

Produtos com sólida base científica, que tornam as culturas mais vigorosas, resilientes e plenas em potência produtiva.


Proposta de valor

Tecnologia & Inovação

Fornecemos a tecnologia de hoje enquanto investimos na tecnologia do amanhã: essa é a fórmula que nos mantém jovens a mais de 70 anos de idade. Para isso, formamos alianças tecnológicas com empresas e instituições no Brasil e no exterior, e contamos com centros de pesquisa por todo território brasileiro, que desenvolvem, testam e adaptam as mais avançadas tecnologias. A melhor tecnologia adaptada à realidade do seu negócio. Esse é o nosso compromisso!

Qualidade

Acreditamos na qualidade como obrigação, e não diferencial. Ela é o resultado dos nossos investimentos em tecnologia e gestão, como laboratórios modernos e sistemas inteligentes que monitoram e rastreiam todo o nosso processo produtivo, da aquisição da matéria-prima ao transporte do produto acabado. Mas, acima de tudo, acreditamos que qualidade é resultado de investimento em pessoas treinadas e motivadas. Na Agroceres, qualidade está atrelada à nossa cultura, e por isso nos comprometemos a entregar um produto acima da média. Sempre.

Atendimento

Somente visitando e conhecendo de perto a realidade dos nossos clientes podemos contribuir com soluções para seus desafios. Assim, nossa extensa rede de profissionais e representantes capacitados está pronta para atendê-lo em todo o território nacional. São mais de 70 anos de conhecimento do agronegócio brasileiro que credenciam a Agroceres a oferecer atendimento personalizado e soluções tecnológicas adequadas à realidade do seu negócio, para que você possa produzir cada vez mais e melhor.

Resultado

Nada nos gratifica mais do que ver o resultado do nosso empenho expresso no resultado do nosso cliente. O resultado do nosso cliente é o compromisso que norteia todo o nosso trabalho e a razão da nossa existência. Em 1945, o Brasil plantou 4 milhões de hectares com milho e colheu 4,8 milhões de toneladas, uma produtividade média de 1.200 kg/ha. Em 2020, foram 18,3 milhões de hectares (incluindo 13,4  milhões da segunda safra) plantados e 103,2 milhões de toneladas colhidos, produtividade 4,7 vezes maior, cerca de 5.600 kg/ha. Voltando a 1945, o Brasil produzia naquela época 7,3 kg de carne bovina por ano para cada hectare ocupado com pastagens. Hoje são 150 kg, um crescimento de mais de 20,5 vezes. Com a soja e o milho produzidos em um hectare (soja no verão e milho na segunda safra, produtividades médias), é possível obter atualmente 4.500 kg de carne suína ou 5.200 kg de carne de frango. Essa produção é no mínimo 24 vezes superior ao que era possível obter em 1945 usando um hectare de milho (não havia soja nem segunda safra) para alimentar o suíno ou o frango daquela época. A Agroceres se orgulha por ter levado tecnologia ao campo e por ter contribuído com esses resultados.

Localidades

Mapa agroceres, territorio de atuação